As doenças e complicações que atingem o ouvido, nariz e garganta precisam de tratamento adequado para combater o problema e evitar complicações mais graves. Em grande parte dos casos, não é necessário buscar atendimento imediato, mas algumas condições exigem que o paciente procure um pronto-atendimento otorrinolaringológico, já que ele pode sofrer com dores intensas e até correr risco de morte.
A importância do pronto-atendimento otorrinolaringológico
O pronto-atendimento otorrinolaringológico visa atender casos de urgência e emergência em otorrinolaringologia, ou seja, quando há risco de morte e situações críticas à saúde, respectivamente. Nessas condições, o paciente deve ser atendido o quanto antes, já que uma consulta imediata, ágil e eficiente pode fazer toda a diferença para sua recuperação e bem-estar de maneira geral.
Dessa forma, o pronto-atendimento busca solucionar casos nos quais a gravidade da doença, ou o desconforto causado por ela, não podem aguardar uma consulta eletiva agendada. O paciente deve, então, procurar um serviço de pronto-atendimento ambulatorial ou pronto-socorro em casos de urgência e emergência.
Quais são os principais atendimentos realizados?
Apesar de serem pouco comuns, as condições que exigem pronto-atendimento são variadas e envolvem alterações, complicações e doenças que acometem tanto o nariz, quanto o ouvido e a garganta. Conheça os principais atendimentos de urgência e emergência!
Sangramento nasal
A maioria dos casos de sangramento nasal cessa rapidamente com compressão e elevação da cabeça. Contudo, se o sangramento ocorrer com maior intensidade ou não parar em alguns minutos, o paciente deve procurar o pronto-atendimento otorrinolaringológico, uma vez que ele pode correr risco de choque hipovolêmico.
Otite aguda
A otite é caracterizada por uma inflamação nas cavidades da orelha média. Em alguns casos, o problema causa febre e dores muito intensas, que requerem atendimento de emergência para aliviar os sintomas.
Fratura nasal
As fraturas nasais ocorrem devido a traumas na região da face e podem causar sangramento nasal, inchaço e deixar o nariz afundado ou torto. Além da forte dor, o paciente deve buscar pronto-atendimento para evitar problemas na respiração e outras complicações decorrentes.
Corpo estranho
Um corpo estranho nada mais é do que um pequeno objeto ou fragmentos de comida que foram introduzidos, ou ficaram alojados no nariz, ouvido ou garganta. Alguns exemplos são espinhos de peixe, pedaços de carne e peças de brinquedos. Os corpos estranhos só devem ser removidos por um profissional, já que uma tentativa mal sucedida pode trazer ainda mais complicações ao paciente.
Doenças respiratórias agudas
As doenças respiratórias, como rinite e sinusite, provocam sintomas pontuais e que, geralmente, causam apenas desconforto ou leves dores ao paciente. No entanto, os quadros agudos das doenças podem causar crises que necessitam de pronto-atendimento otorrinolaringológico.
Laringite e faringite
Quadros de laringite e faringite crônicas também necessitam de rápido atendimento. Em alguns casos, os problemas podem provocar inchaço na região da garganta, obstruindo a passagem de ar pelas vias aéreas e dificultando a respiração.
O pronto-atendimento do CDO
Além do pronto-atendimento, é preciso buscar um local que ofereça uma estrutura completa e profissionais habilitados para que a gravidade do quadro seja prontamente solucionada. No CDO, os pacientes que necessitem de atendimento de urgência e emergência são atendidos rapidamente por profissionais qualificados que prestam um atendimento humanizado e individualizado.
Dispomos de uma infraestrutura completa, com tecnologia de ponta e um repertório de exames completos que permitem diagnósticos rápidos e precisos. Hoje, somos uma clínica de referência em todo o estado de Santa Catarina, com mais de 110 mil atendimentos prestados durante nossos mais de 20 anos de história.
Comments