O nariz é um importante órgão respiratório e o responsável pelo sentido especializado do olfato. É composto por duas cavidades, separadas por uma estrutura osteo-cartilaginosa, o septo nasal. Em cada fossa nasal, na parede lateral, existem três proeminências ósseas recobertas por mucosa, que são chamadas conchas nasais. Os espaços delimitados por estas estruturas são denominados meatos. Esse conjunto de estruturas mantém relações anatômicas importantes com os seios paranasais, o sistema lacrimal, a órbita e a base do crânio. As coanas configuram o limite posterior da cavidade nasal e se abrem na nasofaringe.
O nariz desempenha diversas funções: respira-ção, olfato, condicionamento do ar inspirado e defesa imunológica. A presença das conchas nasais aumenta a área de superfície da mucosa nasal, o que é fundamental para o processo de umidificação e aquecimento do ar inspirado. Além disso, elas direcionam o fluxo de ar para a rinofaringe e para os receptores olfatórios do primeiro par craniano, localizados no teto da cavidade nasal. O muco produzido pelo epitélio respiratório da mucosa nasal protege das partículas externas.
O conhecimento detalhado do relacionamento
entre a anatomia da cavidade nasal e o sistema lacrimal é importante para a abordagem cirúrgica bem-sucedida e para evitar complicações naso-sinusais.
Guilherme Webster
Rafael Pinz
Filipe José Pereira
Capítulo 10 seção 1
Comments